Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

god.o.tv

2001 - “constantino” [abreviação de a sintomática narrativa de constantino] strikes again! em 2000, ganhou o “prêmio sal grosso”, no festival de cinema da UFRJ, em niterói/rj. a partir deste prêmio, dowling rodou god.o.tv no começo de 2001 e eu fiz o meu figurino pra cinema nº4. o “sal grosso” tinha como a principal idéia formar uma equipe juntando os primeiros lugares nas categorias de direção e roteiro, fotógrafo, diretor de arte, som direto, etc. num mesmo set de filmagem.
foi uma experiência ímpar: passei um pouco mais de um mês “atravessando a ponte” rio/niterói e quando chegaram as últimas horas de filmagens, depois das “palmas pra equipe” [ritual que acontece ao final da gravação da última cena] a gente arrastou a comemoração até amanhecer o dia, do set pra cinelândia [no centro do rio] para a concentração do bloco “o cordão do bola preta”. 
era o carnaval começando! poliana paiva, grande pessoa, escritora e atriz =] e querolaine, minha amiga superpoderosa, colega de produção,  versão mais carioca do que nunca! pessoas boas de verdade. flávia cândida, gabriela... aleques. admiráveis profissionais... ops! rasguei tanta seda que fiz uma digressão... rs
enfim, particularmente acho um filme confuso... assistam e ai digam vocês.

os atores tavinho teixeira e servilho de holanda - ação!

god.o.tv everaldo pontes?

cartaz



a canga

no final de 2000 eu estava fazendo renda literalmente! trabalhava no projeto “rendas do cariri”, da ONG para’iwa. capacitava rendeiras para criarem e adaptarem a renda renascença para roupas no cariri paraibano. [conto essa história noutro post... aguardem]. pois bem, o projeto acabou, mas minha permanência lá não: monteiro/pb - parte 2 e recebi o convite do para’iwa [que também trabalha com produção audiovisual] para ser figurinista do curta “a canga”, de marcus vilar.

postal/ convite do filme

fazendo últimos ajuste no figurino da atriz zezita matos

e quando as mãos ficavam longe da linha & agulha, quebrava o galho no set de continuista

"consumir sem ser consumido"

este era o aforisma de constantino, personagem do segundo filme de dowling [2000] que passa a morar num supermercado depois de despedido do emprego de apregoador da bolsa de valores. assino figurino e direção de arte desse média rodado numa extinta rede de supermercados – o “boa esperança” foi nosso durante 7 madrugadas, sempre às 22h após fechadas as portas! 
sim... o set foi surreal e rendeu o “sintomático making of de constantino ou silêncio no supermercado, por favor! ” [coletivo audiovisual las luzineides, 2000] que é impagável! prometo postar sobre ele numa seção especial las luzineides =]
toda a direção de arte e figurino foi um grande mergulho na pop art e está de maneira muito explícita no filme... a começar dos créditos iniciais.

postal/convite do filme

foto de cartazes produzidos para o filme

cena de "constantino"

constantino em dia de festa...


...e dormindo com seu travesseiro de repolho!

direto do túnel do tempo...

o ano era 1998. fazia comunicação pela manhã, era estagiária de cinema do sesc-jp à tarde e inventava roupas à noite para a "maria xiquinha", marca própria com a qual expunha algumas criações no capim fashion [versão local dos mercados de moda alternativa muito comum nas capitais brasileiras no final da década de 90]. esta era a minha vida quando fiz meu primeiro filme. "funesto - farsa irreparável em 3 tempos", média metragem do amigo e na época colega carlos dowling.
eu já sabia que não seria jornalista mesmo quando o dia da formatura chegasse e até depois disso, mas o que  não sabia é que ali estaria afirmando a mim mesma a frase "o que você vai ser quando crescer?". não tenho a menor vergonha em admitir que até transformar um desenho em roupa e dar significado a ele em um personagem não sabia mesmo o que ia ser "quando crescer" [e olha que nem cresci muito].
fui uma criança que sabia que gostava de desenhar, de ler, de fazer bonecas de papel, de riscar as paredes de casa. fui uma adolescente que continuou gostando disso e, creia, não achei nenhuma dessas opções juntas em algum curso do "manual do candidato - vestibular ufpb 95/96"! uma descoberta que foi acima de tudo muito divertida  =]




postal/convite do filme




no set fazendo ajustes no figurino de um dos protagonistas, vinícius rodrigues. ao lado, a costureira/atriz wildenir [amo essa figura!]


ficha técnica e sinopse

terça-feira, 21 de junho de 2011

experimentando

bem, nunca fui organizada o suficiente para montar um portfólio e, para quem trabalha com audiovisual, colocar as coisas no papel é um tanto chato. falo de fazer e atualizar um currículo mesmo, no papel, com capa e tudo que ele tem direito [o que não é desculpa para só fazê-lo virtualmente agora já que há 8 anos atrás eu fui redatora em webmaster, né?]. mas, reza a lenda que o mundo vai acabar em 2012 e até lá o impossível vai tomar forma e eis me aqui. experimentando trocar o attach em pdf por uma url =].
minha drt é de jornalista, mas isto é seguramente o que eu menos fiz na vida! as coisas que postarei aqui são criações no campo da moda, cinema e artes visuais basicamente... um pouco de publicidade e um pouco de decoração - não posso ver uma parede e as da minha casa casa já viram quase tanta tinta quanto os meus cabelos.
é isso. meus trabalhos. as coisas que isaura faz. enjoy! =]